A palavra «aigne» tem uma origem celta.
Como a cultura Celta não tinha um idioma escrito estruturado nem homogeneizado, temos poucas certezas sobre a sua grafia, só os vestígios fonéticos. É por isso que em alguns dicionários podemos encontrar homônimos (ou até mesmo certa confusão) com outras palavras como «aicne, aignes» ou mesmo suas variantes como «haigne, aighne, taigne», etc…
Hoje em dia ainda é usada no gaélico irlandês (principalmente em algumas partes da costa oeste da Irlanda) e na variante do gaélico escocês também.
O significado direto é “mente”, e como todas as palavras celtas, as referências paralelas como “disposição mental, pensamento, aspecto emocional, inclinação espiritual, temperamento, alegria e até mesmo intenções”.
No âmbito literário e figurativo, pode significar “natureza, caráter pessoal, emoção, estômago e mesmo espírito forte”
Outras fontes até mesmo a relacionam com a arte de aprender as leis celtas, a capacidade de aprendizagem das convenções sociais e a sua aplicação em forma de normas, o que seria na sociedade atual a advocacia.
Na decisão de criar este site e todas as publicações derivadas que virão, buscamos uma expressão que resumisse de uma forma clara e veemente os nossos objetivos. A palavra elegida foi AIGNE, pelo seu significado e pelas suas implicações.
Para documentar este artigo, além de alguns textos escritos originais em gaélico, usamos as seguintes fontes em Internet:
Wiktionary, the free dictionary » en.wiktionary.org
Teanglann, new English–Irish Dictionary » www.teanglann.ie/
eDIL 2019, electronic Dictionary of the Irish Language » dil.ie
Dwelly-d, Faclair Dwelly air loidhne » www.dwelly.info/
Se desejar consultar outros dicionários, visite o site promovido pela “European Network of e-Lexicography”: www.dictionaryportal.eu/
Obrigado pela paciência na leitura. Passe um bom dia conhecendo o mundo!!!